Dicas de Bastiana

Argila e seus múltiplos usos
Por: Alba Maria

Atenção: Estas possibilidades não excluem a consulta ao/a seu/sua médico/a.
Conheça aqui em Dicas de Bastiana possibilidades de tratamento com nossas argilas, alguns de nossos óleos essenciais e nossos hidrolatos - Sharimar Cosméticos Naturais.



Máscara corporal e/ou Bandagens


Antes da massagem ou da bandagem, o/a cliente deverá jogar uma água no corpo e só depois de se secar iniciará os procedimentos adequados.

Se a pele for seca e /ou desidratada usa-se a argila branca misturada a um dos seguintes hidrolatos: aroeira/flor de sabiá (Schinus terebinthifolius) ou de água de alevante/flor do coração( Alpínia zerumbetti).

Caso a pele for oleosa usa-se argila verde misturada a um dos seguintes hidrolatos: aroeira/flor de sabiá (Schinus terebinthifolius) ou de água de alevante/flor do coração( Alpínia zerumbetti).

A máscara deve ficar no mínimo por 25 minutos ou até secar na pele. A aplicação deverá ser cuidadosa, com movimentos leves e circulares.

Retirar com água comum, temperatura morna e em seguida borrifada com um dos hidrolatos indicados acima.

Após secar o corpo, procede-se a uma boa e suave massagem com um de nossos óleos corporais, em seguida um tempo de repouso de 10 minutos é altamente recomendável utilizando-se um de nossos travesseiros aromatizados para apoiar a cabeça.

OBS: Para desinfetar os lençóis e/ou materiais utilizados, deve-se usar o hidrolato de eucalipto glóbulo misturado à água de enxágüe, conforme indicação do rótulo ou 10 gotas de óleo de tea tree acrescentados a 02 litros da água do enxágüe.
Bandagem

Pode-se também antes da massagem proceder-se a uma excelente bandagem, que é um procedimento utilizando-se ataduras largas molhadas com água quente embebidas com um de nossos hidrolatos. Observar as características dos hidrolatos (abaixo) e ver qual deles o/a cliente necessita.

  • Hidrolatos de água de alevante, aroeira – para peles com problemas dermatológicos.
  • Hidrolatos de água da mata/bete cheiroso (Piper divaricatum) e ou alfavaca do campo/quiôiô (Ocimum gratissimum) – para relaxamento muscular, stress.
  • Hidrolato de eucalipto (Eucalyptus globulus) – para expectorante. Ótimo para pessoas fumantes.
A bandagem deverá ser realizada em um espaço tranqüilo, escuro de preferência, utilizando-se um de nossos travesseiros aromatizados com ervas naturais para apoiar a cabeça. Logo que a bandagem for realizada, cobre-se o/a cliente com uma manta grossa ou um lençol quente para que o efeito desejado possa acontecer. O tempo da bandagem é de aproximadamente 10 a 15 minutos, uma boa música é altamente indicado. Em seguida, caso necessite, procede-se a uma suave e profunda massagem com um de nossos óleos corporais.
OBS:
  • As ataduras são de uso individual.
  • Outros materiais utilizados deverão ser desinfetados acrescentando-se hidrolato de eucalipto (Eucalyptus globulus) à água de enxágüe,conforme indicação contida no rótulo ou 10 gotas de óleo de tea tree acrescentados a 02 litros da água do enxágüe.
Notícia disponível também no Blog da Bastiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário